sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Sequência didática "A girafa e o mede-palmo"




ESCOLA MUNICIPAL JARDIM AMAZÔNIA
Professora Jhecy Silva


TEMA: A girafa e o mede-palmos
TURMA: 3º ano A / B
PERÍODO: uma semana (5 dias)

DIREITOS GERAIS:
PORTUGUÊS
ü  Compreender e produzir textos orais e escritos de diferentes gêneros, veiculados em suportes textuais diversos, e para atender a diferentes propósitos comunicativos, considerando as condições em que os discursos são criados e recebidos.
ü  Apreciar e compreender textos do universo literário (contos, fábulas, crônicas, poemas, dentre outros), levando se em conta os fenômenos de fruição estética, de imaginação e de lirismo, assim como os múltiplos sentidos que o leitor pode produzir durante a leitura.

MATEMÁTICA
ü  NÚMEROS E OPERAÇÕES - Identificar os números em diferentes contextos e funções; utilizar diferentes estratégias para quantificar, comparar e comunicar quantidades de elementos de uma coleção, nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. Elaborar e resolver problemas de estruturas aditivas e multiplicativas utilizando estratégias próprias como desenhos, decomposições numéricas e palavras.
ü  GRANDEZAS E MEDIDAS - Comparar grandezas de mesma natureza, por meio de estratégias pessoais e uso de instrumentos de medida adequado com compreensão do processo de medição e das características do instrumento escolhido. Fazer estimativas; reconhecer cédulas e moedas que circulam no Brasil.
ü  TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO - Ler, interpretar e transpor informações em diversas situações e diferentes configurações (do tipo: anúncios, gráficos, tabelas, propagandas), utilizando-as na compreensão de fenômenos sociais e na comunicação, agindo de forma efetiva na realidade em que vive. Formular questões, coletar, organizar, classificar e construir representações próprias para a comunicação de dados coletados.

EIXOS:
PORTUGUÊS
 Leitura
ü  Compreender textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos;
ü  Reconhecer finalidades de textos lidos pelo professor ou pelas crianças;
ü  Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros, temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente;
Produção de texto

ü  Organizar o texto, dividindo-o em tópicos e parágrafos;
ü  Pontuar os textos, favorecendo a compreensão do leitor;
ü  Produzir textos de diferentes gêneros com autonomia, atendendo a diferentes finalidades;
Oralidade
ü  Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala;
ü  Analisar a pertinência e a consistência de textos orais
Análise linguística: discursividade, textualidade e normatividade
ü  Reconhecer gêneros textuais e seus contextos de produção;
ü  Identificar e fazer uso de letra maiúscula e minúscula nos textos produzidos, segundo as convenções;
ü  Pontuar o texto;

MATEMÁTICA
Números e operações
ü  Identificar números nos diferentes contextos em que se encontram, em suas diferentes funções: indicador de quantidade de elementos de uma coleção discreta (cardinalidade); medida de grandezas (2 quilos, 3 dias, etc); indicador de posição (número ordinal); e código (número de telefone, placa de carro, etc);
ü  Identificar posição de um objeto ou número numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor;
Grandezas e medidas
ü  Selecionar e utilizar instrumentos de medida apropriados à grandeza a ser medida (por exemplo: tempo, comprimento, massa, capacidade), com compreensão do processo de medição e das características do instrumento escolhido;
ü  Fazer e utilizar estimativas de medida de tempo e comprimento.
Tratamento da informação
ü  Ler, interpretar e transpor informações em diversas situações e diferentes configurações (do tipo: anúncio, gráficos, tabelas, propagandas), utilizando-as na compreensão de fenômenos sociais e na comunicação, agindo de forma efetiva na realidade em que vive;
ü  Interpretar e elaborar listas, tabelas simples, tabelas de dupla entrada, gráfico de barras para comunicar a informação obtida, identificando diferentes categorias.

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
ü  Português;
ü  Matemática;

CONTEÚDOS ABORDADOS:
ü  Leitura e interpretação;
ü  Oralidade em grupo;
ü  Paragrafação;
ü  Letras maiúsculas e minúsculas
ü  Sinais de pontuação;
ü  Produção textual;
ü  Números ordinais;
ü  Sequência e ordem;
ü  Tabelas e gráficos;

ü  Medidas de comprimento (palmo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário